/ Academia Baiana De Educação

Edvaldo Brito toma posse na Academia Baiana de Educação

Vereador agora ocupa a cadeira 19 que esteve ocupada pelo historiador Cid Teixeira

Na noite de sexta-feira (15), o professor, jurista, ex-prefeito de Salvador e vereador Edvaldo Brito (PSD) tomou posse na cadeira de número 19, da Academia Baiana de Educação, em solenidade realizada no auditório da Fundação João Fernandes da Cunha, no Largo do Campo Grande. A saudação foi feita pelo acadêmico Joaci Fonseca de Góes, que destacou também já ter saudado Edvaldo Brito na posse na Academia de Letras da Bahia.

“O principal problema do Brasil hoje não é a falta de saneamento, nem é a corrupção. É a falta de educação, ferramenta que pode solucionar todos os outros problemas. E, com a história de vida do novo membro que chega, esta Academia merece mais parabéns do que ele”, declarou Joaci.

A cadeira 19 tem como patrono o historiador negro Francisco da Conceição Menezes e esteve ocupada pelo também historiador Cid Teixeira (falecido em 21 de dezembro de 2021). Por coincidência, o patrono foi diretor de escola onde Edvaldo Brito estudou, e padrasto de Cid, que foi grande amigo do jurista agora empossado.  No agradecimento, o novo acadêmico fez uma viagem no tempo, recordando a educação doméstica que recebeu da mãe e da avó, as primeiras professoras, a vinda para Salvador para estudar e se formar em Direito, enfrentando todas as adversidades da pobreza, por ser filho de uma lavadeira de roupas e de um pedreiro.

Destacou também os mais de 50 anos sendo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mackenzie e Universidade São Paulo (USP), profissão que exerce até hoje no mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da UFBA. O vereador acrescentou que nada disso teria sido possível sem a família que formou com a esposa Reginalda, os dois filhos Antonio e Edvaldo, e cinco netos.

“Sinto-me honrado por agora fazer parte desta Academia, que cuida da minha razão de viver que é o magistério. Sem ensino o homem não evoluiu, não há superação. Espero em Deus poder a cada dia colaborar mais e mais para o aprimoramento da educação, que é o objetivo principal dessa Casa. Este lugar por direito seria de minha esposa Reginalda, também professora há décadas, mas vou atuar aqui em seu nome e em sua homenagem”, declarou Brito.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente da Academia Astor de Castro Pessoa, o prefeito Bruno Reis, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz PSDB), o deputado federal Antonio Brito (PSD), filho do novo acadêmico, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, Daniela Borges, entre outros.

Clique e veja a galeria de fotos